Skip to main content
19 setembro 2014
Follow Us

Inseguro sobre a atribuição de descontos? Use a tabela de dados do Excel! - parte 2

No caso anterior, vimos o impacto dos descontos no resultado líquido da empresa. Esta é uma análise simples mas muitas vezes a realidade é mais complexa do que isto. Neste artigo vamos ver como podemos analisar o efeito de duas variáveis no resultado.

Durante a tomada de decisão da atribuição de descontos a Direção da Empresa questionou o efeito conjunto dos descontos e das quantidades vendidas.

Sabemos que existe aqui uma relação entre as duas variáveis

Tal como acontece com a maioria dos produtos, quanto maior for o desconto maior será a quantidade vendida. O caso em análise não é diferente: é de esperar que se vendam mais sapatilhas se o desconto for maior.

Por isso, o Diretor Comercial quer analisar o efeito conjunto das duas variáveis no Resultado Líquido.

Para resolver o problema, vamos começar com a mesma conta de exploração tendo em conta as recomendações anteriormente mencionadas. Temos assim como ponto de partida:

2var1

De seguida, vamos utilizar o espaço ao lado para criar uma tabela com vários cenários possíveis. Em cada coluna da tabela, vamos simular diferentes quantidades vendidas e em cada coluna cada valor de descontos atribuídos.

Vamos assumir intervalos de quantidades vendidas de 1.000 unidades e intervalos de descontos de 2 pontos percentuais:

2var2

Como pretendemos analisar o efeito destas duas variáveis no Resultado Líquido, vamos utilizar o canto superior esquerdo da tabela e relacioná-lo com a célula onde é calculado esse resulado. No nosso caso, trata-se da célula C15, pelo que teríamos na célula F3 o seguinte:

2var3

O campo de soluções que procuramos vai ficar no intervalo de células G4:L12. A ferramenta que vamos utilizar é a mesma que utilizamos anteriormente, ou seja, é a tabela de dados do Excel.

Para a ela acedermos, vamos selecionar primeiro toda a tabela, no intervalo F3:L12 e no friso do Excel escolher: “Data”, “What-if Analysis” e “Data Table”:

2var4

No passo seguinte, teremos que indicar as células que servirão como variáveis que pretendemos analisar. Assim, a célula de input às quantidades vendidas será a C3 e a célula de input aos descontos, a célula C5:

2var5

E rapidamente chegamos à solução! 

2var6

Imediatamente verificamos que se as vendas se mantiverem inalteradas nas 10.000 unidades e se o desconto for de 10%, o lucro da empresa será nulo. Já havíamos chegado a esta conclusão no caso anterior, pelo que apenas estamos a confirmar os resultados que já conhecíamos.

Mas outras conclusões podem ser extraídas desta tabela, podendo o lucro variar entre o prejuízo de 9.000 euros (quando o desconto é de 16% e as vendas se mantêm nas 10.000 unidades) até aos 45.000 euros do outro canto da tabela (no caso da empresa não atribuir qualquer desconto e ainda assim vender 15.000 unidades).

Para facilitar a leitura das conclusões, poderíamos apoiar-nos na formatação condicional. Que tal usar uma escala de cores para mostrar onde estão os melhores e piores resultados possíveis da nossa análise?

2var7

Nota: o ficheiro utilizado nas duas situações pode ser descarregado abaixo.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email