Skip to main content
10 setembro 2014
Follow Us

Inseguro sobre a atribuição de descontos? Use a tabela de dados do Excel!

O Excel dá-nos a possibilidade de construir cenários de apoio à tomada de decisão. Ou seja, permite-nos saber o que acontece a um determinado resultado se esta ou aquela variável mudar. Ora, é isto exatamente o que precisamos quanto estamos a tomar uma decisão de subida ou descida de preço. O que acontece ao lucro se oferecermos um desconto adicional? Neste artigo, vamos ver como funcionam as tabelas de dados de variável única que nos ajudarão a tomar este tipo de decisões.

A conta de exploração

Vamos partir de uma conta de exploração básica, que servirá como modelo de referência. Pode ser a demonstração de resultados da empresa do ano anterior ou acumulada até à data. Se a sua empresa vende vários produtos e se está a ponderar alterar os preços de apenas um deles, poderá ser necessário apoiar-se na contabilidade analítica. A informação fornecida pela contabilidade analítica é mais refinada e vai permitir chegar a conclusões melhores.

Em todo o caso, o importante é que a conta de exploração seja uma referência credível. Por isso, ela deve conter um historial suficientemente longo, estar isenta de erros materiais e representar fidedignamente a realidade da empresa.

Reforço este ponto porque, como sabem, “garbage-in, garbage-out”.

 

No nosso exemplo, vamos usar o seguinte conjunto de dados, assumindo que esta empresa produz e vende um único produto: sapatilhas.

Nos últimos doze meses, a empresa produziu e vendeu 10.000 pares de sapatilhas e obteve um resultado líquido de €15.000. Vejamos a tabela seguinte com a conta de exploração:

tabelaA

Os cálculos são bastante simples, para quem está familiarizado com a área financeira diria mesmo que são básicos: multiplicamos o número de unidades vendidas pelo preço médio para chegarmos à faturação total. A partir daí subtraímos o custo das mercadorias vendidas e os custos fixos para chegarmos ao resultado líquido.

Muito bem, neste momento estamos perante a seguinte decisão: para que as vendas não entrem em declíneo, a direção comercial está a propor a atribuição de descontos. O que acontecerá ao lucro da empresa se esses descontos forem atribuídos? Até onde podemos ir?

Vamos detalhar um pouco mais a nossa conta de exploração e incluir uma linha para os descontos da seguinte forma:

tabelaB

A faturação depende agora do valor de desconto atribuído sendo no nosso cenário base esse desconto igual a zero. Se a empresa optar por atribuir descontos, a faturação será recalculada assim como o resto da conta de exploração até ao resultado líquido.

Vamos então utilizar a tabela de dados do Excel

Uma forma de simular vários níveis de desconto seria alterar o valor da célula C5 e anotar o reultado numa folha de papel. Mas com a funcionalidade tabelas de dados do Excel, podemos fazer essa mesma simulação de forma muito mais eficiente. Vejamos como:

Introduza uma ligação ao resultado líquido

Acrescente uma fórmula com uma simples ligação ao resultado. Por exemplo, use a célula F3 com a fórmula:

=C15

tabelaC
Numa coluna vazia introduza os diferentes valores de desconto que pretende simular. Por exemplo, utilize a coluna E para simular descontos até 20% como segue:

tabelaD

De seguida, selecione a área onde pretende analisar os resultados. No nosso exemplo, seria a área E3:F7
Depois, aceda a “Data”, “What-if Analysis” e “Data-Table”:

tabelaE

Por fim, introduza a referência de input de coluna com a célula onde está introduzido o desconto. No nosso caso, essa célula é a C5:

tabelaF

E os resultados aparecerão automaticamente no intervalo de células seleciodo:

tabelaG

Assim, sabemos rapidamente que se a empresa atribuir um desconto superior a 10%, os resultados são negativos.

 

Esta funcionalidade pode ser utilizada em muitas situações numa empresa, sendo algumas das mais comuns as seguintes:

  • Alterar o mix de produtos
  • Cálculo do efeito do rappel de compras ou vendas nos resultados
  • Análise das relações quantidade, preço, lucro
  • Efeitos de economias de escala
  • Estudo do impacto de campanhas publicitárias

As tabelas de dados do Excel permitem a análise de mais do que uma variável. Se este tema for interessante à maioria dos utilizadores do portal-gestao.com poderei aprofundar um pouco mais este tema brevemente.

PS: Podem fazer download do ficheiro em anexo.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email