Skip to main content
10 janeiro 2014
Follow Us

Ferramentas básicas de análise financeira: as médias móveis

Para terminarmos o tema das médias, vamos ver agora as médias móveis. As médias móveis são muito utilizadas na análise de ações sendo a sua principal vantagem a capacidade de eliminar o ruído de curto prazo provocado pela volatilidade.

Por exemplo, veja como evoluíram as cotações do Banco Espírito Santo nos últimos 6 meses:

afin6

Por vezes é difícil analisar um gráfico deste tipo, na medida em que só nos interessa reter o mais importante. Para isso, podemos usar a média-móvel de, digamos, 20 dias, para “limpar” as oscilações de curto-prazo.

No gráfico seguinte, a vermelho, podemos ver a linha da média-móvel a 20 dias e desconsiderar todos aqueles movimentos de curto-prazo que não são relevantes para uma análise da cotação das ações:

afin7

Como são calculadas as médias móveis?

O cálculo é bastante simples, em tudo idêntico ao da média aritmética, com a diferença de considerar um período de referência não-fixo, isto é, que se arrasta no tempo, à medida que este vai passando.

Assim, para o dia 8 de agosto de 2013, somámos os preços das ações das últimas 20 sessões (do dia 12 de julho ao dia 7 de agosto) e dividimos o valor encontrado por 20.

Amanhã, dia 9 de agosto, acrescentamos ao cálculo o dia de hoje e retiramos o dia 12 de julho. E assim por diante.

Em que situações usamos as médias móveis?

As médias móveis podem ser usadas noutros contextos fora dos mercados financeiros. Uma das situações mais comuns é a utilização de médias móveis na previsão de vendas, em que vamos usar dados de referência passados. Nestes casos, procuramos informação corrigida de flutuações de curto-prazo para que possa ser usada como base de uma previsão bem construída.

Que período de referência usar?

Claro que, conforme já se deve ter apercebido, o período de referência a usar pode variar muito de analista para analista e do uso que pretendemos dar a este instrumento. Se o objetivo é captar apenas os movimentos mais significativos do fenómeno que estamos a analisar, então devemos usar períodos longos, pois vão proporcionar médias móveis estáveis. Se, pelo contrário, queremos apoiar decisões de curto-prazo, então o período de referência para o cálculo deve ser menor e assim teremos médias-móveis mais sensíveis.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email