Skip to main content
21 março 2013
Follow Us

Macros e Introdução ao VBA

As macros são conjuntos de instruções, escritas na linguagem Visual Basic for Applications (VBA), que dizem ao Excel para executar um conjunto de tarefas. Podem servir para automatizar, acelerar ou melhorar determinadas funcionalidades e, nalguns casos, para desempenhar funcionalidades que, sem elas, seriam impossíveis de desempenhar.

Podemos usar macros para uma grande variedade de fins. Por exemplo, para automatizar a configuração e a impressão de folhas de cálculo, analisar conjuntos de dados a partir de determinados critérios, desenhar gráficos, eliminar ou acrescentar linhas ou colunas, criar tabelas dinâmicas, enfim, tantas tarefas que é impossível descrevê-las exaustivamente.

HÁ DUAS FORMAS DE CONSTRUIR MACROS:

  • Escrevendo as instruções em código VBA diretamente num editor próprio e guardando-as em módulos. É a forma preferida dos programadores mais experientes mas também a mais difícil
  • Gravando as instruções a partir de um gravador. O gravador de macros do Excel escreve as instruções diretamente em código VBA por nós. É a técnica mais acessível e que deve ser usada por todos os que estão ainda em fase de aprendizagem.

As macros economizam tempo e ampliam os recursos do Excel por isso aprenda já como pode fazê-las increvendo-se em http://cursos.portal-gestao.com/

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email