quarta, 06 fevereiro 2013 13:56

Ted Levitt e a "Miopia do Marketing"

Escrito por 

Theodore Levitt (conhecido também como Ted Levitt) nasceu na Alemanha, no dia 1 de março do ano de 1925. Foi radicado nos Estados Unidos. Foi um grande estudioso e um dos maiores nomes de teóricos de Marketing. O seu livro de grande sucesso, chamado Imaginação de Marketing, juntamente com o seu artigo entitulado "Miopia em Marketing" foram as principais alavancas da carreira do economista.

Fez parte do exército dos Estados Unidos, depois de sair da Alemanha e migrar para a América. No exército, serviu durante a Segunda Guerra Mundial, em toda a Europa. Quando terminou a guerra, voltou para os Estados Unidos e terminou os seus estudos, onde completou o seu PhD pela Universidade Estadual de Ohio, em economia.

Levitt deu aulas na Harvard University, ministrando na Escola de Administração de empresas, por um período aproximado de trinta anos. Ficou mundialmente reconhecido com o seu brilhante artigo, publicado no ano de 1960, denominado "Miopia em Marketing". O artigo de grande sucesso foi publicado pela Harvard Business Review, pela primeira vez. O autor fazia parte da equipe de redação da revista científica. Devido ao grande sucesso, Ted Levitt começou a dar aulas sobre marketing, mesmo sem ter estudado mais a fundo a disciplina.

Ideias de Theodore Levitt

A expressão a que Ted Levitt se refere, em seu artigo de sucesso, ou seja, a "Miopia em Marketing" é um fenômeno que ocorre em todas as empresas. Para ele, todas as organizações, sejam grandes ou pequenas, e de qual natureza for (pública ou privada), necessariamente um dia vivenciou a miopia de marketing.

O autor destaca em suas pesquisas que isso ocorre porque em um dado momento, as empresas acabam se preocupando (primeiramente) com os seus produtos, em vez de terem as suas preocupações voltadas aos clientes. Essa "miopia" acaba se tornando muito presente, especialmente quando as organizações fixam as suas atenções somente no produto, esquecendo-se de preocupar-se com o seu público.

Essa Miopia do Marketing foi fruto da pesquisa de Ted Levitt, por isso, diz-se que ele é o descobridor desse fenômeno perante as organizações. Com um volume enorme de estudos e muitas pesquisas, foi fácil para que ele percebesse que as empresas acabavam perdendo o seu foco, deixando de por em vista os seus clientes, priorizando o produto.

No artigo que fez de Ted Levitt um teórico de sucesso, o autor destaca que as empresas de sucesso são aquelas de veem, de pronto, a necessidade do seu cliente, ou seja, aquelas que focam as suas atenções ao seu público. Ele diz que uma empresa não pode, de modo algum, passar uma ilusão ao seu cliente, deixar que ele se sinta satisfeito, baseado na ilusão vendida por um produto. As organizações de sucesso, portanto, não devem fazer com os processos de reorganização e revisão de estratégias seja adiada.

Para o autor da área de marketing, o que ocorre muito entre as empresas é que elas acham que não podem ser superadas pelas suas concorrentes, ou seja, pecam por acreditar no "mito da superioridade", e nesse sentido, deixa de se preocupar com a expansão de produtos com diferencial.

Para Levitt, a cultura organizacional de uma organizacional pode fazer com que a visão dela fique comprometida, se a empresa for tradicionalista. A cultura tradicionalista faz com que haja modificações, inovações em uma empresa, além de outras situações que podem ser permitidas e, por isso, faz com que essa corrente comprometa uma empresa.

No ambiente acadêmico, o renomado autor de marketing foi e ainda é considerado, pelo mundo todo, como um inovador, com ideias pragmáticas. Um grande teórico que soube trazer, através de suas pesquisas e relatos, uma nova forma de ver o marketing e como a empresa deve agir em relação ao seu público-alvo. A marca de Ted Levitt é que era um questionador, sempre gostava de por a prova ideias que estavam preestabelecidas, por isso, não era dogmático. Foi o pioneiro para lançar ideias que considerava os movimentos da empresa e do mercado (interno e externo, respectivamente).

Obras de Ted Levitt

Foram diversos artigos na área, sendo sua obra de 1988:

  • "A imaginação de marketing".

Frases de Ted Levitt

Várias frases de Theodore Levitt ficaram famosas:

  • "Seus ativos mais importantes, seus recursos humanos, sua reputação, suas marcas e seus clientes não aparecem nos livros caixas.
  • "Um produto não é um produto a não ser que seja vendido. Do contrário, é apenas uma peça de museu."
  • "Criatividade é pensar novas coisas. Inovação é fazê-las."
  • "Diferencie tudo de qualquer coisa."
  • "O primeiro negócio de qualquer negócio é continuar no negócio."
Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina é formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Trabalha como Editora Web. Sua maior paixão é poder aproveitar as novas tecnologias para aprender e compartilhar o seu conhecimento.

  1. Comentários (1)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (1)

This comment was minimized by the moderator on the site

Li "Marketing Myopia" há muitos anos e continua a ser um dos livros mais atuais e influenciadores que li até hoje.

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location