quinta, 24 janeiro 2013

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

No livro mundialmente conhecido, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen Covey propõe uma abordagem centrada em princípios para abordar desafios, tais como o medo, a insegurança, os conflitos, o egoísmo, entre outros. Estes 7 hábitos não são uma "cura imediata" mas sim um compromisso, a longo prazo, com os princípios orientadores, de maneira a maximizar o sucesso pessoal e profissional, assim como a sua felicidade.

Estes hábitos baseiam-se numa abordagem de mudança de dentro para fora e implicam dominar-se a si mesmo primeiro (os hábitos 1 a 3) antes de dominar as relações com os outros (hábitos 4 a 6). O último hábito renova os hábitos anteriores e oferece uma verdadeira independência e a capacidade de interdependência.

Os hábitos são influências poderosas nas vidas humanas. Como tal, e apesar de ser possível ultrapassar certos hábitos indesejáveis, não existe uma cura imediata. Para o autor, um hábito é "uma intersecção de conhecimento, competência e desejo." Ao trabalhar para melhorar cada um destes componentes é possível libertar-se de alguns paradigmas mais restritivos. Não é um processo fácil, mas se pensar que, no final, será recompensado com a felicidade, vai ficar muito mais motivado para o fazer.

Hábito 1 – Ser proactivo

Proactividade é a compreensão de que os seres humanos têm controlo sobre as suas vidas e têm a capacidade de mudar os seus futuros. As pessoas proactivas não culpam os outos pelos seus comportamentos; elas aceitam que o comportamento decorre de processos conscientes de tomada de decisão. Estas pessoas são orientadas pelos valores e não são afectadas pelas mudanças circunstanciais. Ou seja, quando as pessoas se fazem de vítimas estão a colocar o poder nas mãos dos outros ou nas circunstâncias enquanto que as pessoas que assumem as responsabilidades pelos seus comportamentos conseguem agir sobre a sua realidade.

Hábito 2 – Comece com o fim em mente

As pessoas devem viver o seu dia a dia da maneira como gostariam de ser recordadas nos seus funerais. A vida diária de muitas pessoas implica não terem metas ou objectivos satisfatórios ou de sucesso. Ao considerar como é que gostaria de ser recordad0 no seu funeral torna possível, a cada um, definir a sua própria concepção de sucesso e viver cada dia de acordo com esse valor.
Pode fazer isso, por exemplo, ao escrever uma declaração de missão pessoal onde comunica os valores e os princípios onde se centram as suas acções e o seu carácter. O processo de escrever esta declaração é relevante como um produto em si porque força a pessoa a pensar sobre as suas prioridades e crenças de maneira a ter um significado.

Hábito 3 – As coisas importantes devem estar em primeiro lugar

Este hábito alcança-se através da práctica eficaz da auto-gestão. De acordo com Covey, as pessoas gastam o seu tempo com um dos seguintes tipos de actividades:

quadro 7 habitos pessoas eficazes

Devido à sua natureza premente, as tarefas do Quadrante I consomem muito tempo. As tarefas dos Quadrantes III e IV têm tendência a levar as pessoas a viverem vidas irresponsáveis com foco no curto-prazo. O Quadrante II é aquele no qual as pessoas devem gastar mais tempo pois é essencialmente a alma de uma auto-gestão eficaz. E como é que se pode arranjar tempo para as tarefas deste Quadrante?
Simples, tem de ser proactivo e dizer "Não" às tarefas não essenciais dos Quadrantes III e IV.

Hábito 4 – Pensar Ganhar-Ganhar

Existem 6 paradigmas nas interações humanas: Ganhar/Perder. Perder/Ganhar, Perder/Perder, Ganhar e Ganhar/Ganhar ou Sem Acordo. A abordagem mais eficaz, num ambiente de interdependência, é Ganhar/Ganhar onde as soluções beneficiam todas as partes e todas as partes ficam satisfeitas com os resultados. Contudo, esta aborgadem nem sempre é fácil de aplicar pois o pensamento predominante é o de que para alguém ganhar alguém tem de perder.
Covey indica que só é possível chegar a soluções Ganhar/Ganhar quando se utilizam processos Ganhar/Ganhar. Estes processom envolvem os seguintes passos:

  1. Ver o problema de um ponto de vista alternativo
  2. Identificar os problemas e preocupações chave
  3. Determinar que resultador seriam completamente aceites
  4. Identificar novas opções para alcançar esses resultados

Hábito 5 – Procure primeiro compreender e depois ser compreendido

Antes de começar a sugerir soluções para um problema deve avaliá-lo cuidadosamente. Como nota Covey, as pessoas nem sempre despendem o tempo necessário no diagnóstico dos problemas interpessoais ou profissionais e apressam-se na tentativa de solucionar as coisas.
De modo a poder diagnosticar bem o problema deve ser, em primeiro lugar, um bom ouvinte. Mas a maior parte das pessoas nunca teve formação ou aprendeu a ser um bom ouvinte e, como resultado, as pessoas ouvem com a intenção de responder e não com a intenção de compreender.

Para poder compreender deve ouvir com empatia o que lhe permite ver o mundo com os olhos da outra pessoa. Envolve igualmente ouvir com os olhos, com as orelhas e com o coração.

Hábito 6 – Sinergia

Sinergia é a actividade maior na vida. É uma experiência de expansão da mente e o produto da interacção dos primeiros 5 hábitos. É a ideia de que o todo é maior do que a soma das partes.

Hábito 7 – Afiar a serra

O sétimo e último hábito engloba todos os anteriores porque os torna possíveis. Este hábito envolve preservar, melhorar e equilibrar 4 dimensões da natureza das pessoas:

  • Física (por ex: exercício físico, comer saudavelmente)
  • Mental (por ex: ler revistas/jornais)
  • Espiritual (por ex: ir à igreja, rezar)
  • Social/emocional (por ex: relacionamento com os outros, voluntariado)

Uma vez que estas dimensões estão inter-relacionadas não deve negligenciar qualquer uma das dimensões pois isso pode criar resistência e limitar a eficácia e crescimento. Do mesmo modo, ao aperfeiçoar uma dimensão verá os efeitos positivos nas outras dimensões.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location