sexta, 18 janeiro 2013

Henri Fayol - pai da Teoria Clássica da Administração

Escrito por 

Jules Henri Fayol, autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841, em Istambul. Seus pais eram franceses e André Fayol, seu pai, era contramestre de metalurgia.

Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto. O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso, Jules Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre) no mundo inteiro.

O autor foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas. Luther Guilicj, Oliver Sheldon, Lyndal F. Urwich e James d. Mooney são alguns dos nomes dos seguidores do centro.

Ideias de Fayol

Fayol e Frederick Taylor foram, sem dúvida alguma, os maiores doutrinadores das Teorias Clássicas da Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.

O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.

Princípios da administração

Fayol dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são de imensa necessidade para o gestor:

  1. Unidade de direção
  2. Unidade de comando;
  3. Disciplina;
  4. Autoridade e responsabilidade;
  5. Divisão do Trabalho
  6. Subordinação dos interesses individuais aos da organização;
  7. Remuneração do pessoal (justa e garantida);
  8. Centralização (da autoridade no nível superior);
  9. Ordem
  10. Cadeia
  11. Equidade;
  12. Estabilidade do pessoal;
  13. Iniciativa;
  14. Espírito de equipe.

Funções do administrador

Continuando a sua Teoria sobre a Administração, Henry Fayol ainda destacou quais devem ser as responsabilidades do gestor, ou melhor, quais as funções:

O pai da Teoria da Administração definiu que são cinco as funções:

  • Prever e planejar (prévoir – nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)
  • Organizar (organiser – o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)
  • Comandar (commander – o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)
  • Coordenar (coordonner – O gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)
  • Controlar (contrôler – o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização

Obras de Henri Fayol

Fayol foi um grande engenheiro e pesquisador. Durante toda a sua pesquisa, anotava diariamente os fatos que abriam os seus olhos e, mais tarde, transformou seus escritos em livros que foram preciosos para a humanidade.

  • Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle. (Dunod, 1966.)
  • Tâches actuelles et futures des dirigents. ( CNBOS, 1967.)

Frases de Henri Fayol

Henri Fayol ficou conhecido como o pai da teoria da Administração, por isso, suas frases são sempre lembradas para revelar os pensamentos do autor sobre gestão e administração:

  • "Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar"
  • "Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços."
  • "Administrar significa olhar à frente."
  • "Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe."
  • "A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la."
  • "Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas."
  • "A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador."
Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina é formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Trabalha como Editora Web. Sua maior paixão é poder aproveitar as novas tecnologias para aprender e compartilhar o seu conhecimento.

  1. Comentários (8)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (8)

This comment was minimized by the moderator on the site

Valeu pelo trabalho vc acaba de ajudar com seu conhecimento uma pesquisa de trabalho sobre Henry Fayol muito obrigado foi de grande valia.

This comment was minimized by the moderator on the site

Achei muito interessante o texto me ajudou bastante na minha pesquisa tenho que entregar amanhã ^^

This comment was minimized by the moderator on the site

obrigado me ajudou bastante na minha pesquisa de tga valeuuuu!!!

This comment was minimized by the moderator on the site

Valeu mesmo, através de sua publicação, consegui mais conhecimentos sobre o legado de Henry Fayol, para a teoria moderna da administração. E assim fechei meu trabalho com chave de ouro. Meu muito obrigado.

This comment was minimized by the moderator on the site

boa noite, gostaria de saber se tem trabalho (Teoria Clássica De Fayol)

This comment was minimized by the moderator on the site

obrigado por esta informação de ouro...
muito bom e completo, uma mais valia para as minhas aulas de ciências da administração...

This comment was minimized by the moderator on the site

gostei!:)

Anexos (1 / 3)
This comment was minimized by the moderator on the site

Bom dia! Sera que vc poderiam esta me ajudado a descobri sobre a unidade de comando. Que e uma das 14 unidades de Fayol. Não estou conseguindo acha em lugar nenhum.

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location