segunda, 21 novembro 2011 22:12

Alvin Toffler e o "choque do futuro"

Escrito por 

Alvin Toffler nasceu em 3 de outubro de 1928 e é um escritor norte-americano conhecido pelo seu estilo futurista. É doutorado em Letras, Leis e Ciências e desenvolveu grandes ideias sobre a revolução das comunicações e a revolução digital.

Foi professor da Russel Sage Foundation, da Cornell University, e é muito conhecido pelas suas grandes obras famosas (Choque do Futuro e A Terceira Onda). Os seus trabalhos iniciais focavam o impacto da tecnologia e os efeitos de tanta informação, analisando posteriormente as reações das pessoas diante de tanta informação acumulada.

O escritor futurista é casado também com uma escritora futurista, chamada Heidi Toffler. Atualmente, Alvin Toffler ainda é muito conhecido pelos seus livros e realiza trabalhos de consultoria de empresas e órgãos do Governo americano, com destaque para atividades desenvolvidas para a NASA.

Ideias de Alvin Toffler

Alvin Toffler acreditava que havia uma sobrecarga de informações devido ao aumento das tecnologias e que isso impactava diretamente no cotidiano das pessoas. Foi ele que criou o termo "sobrecarga informativa", onde dizia que há muitas informações para serem processadas em um período de tempo muito pequeno.

A sobrecarga informativa era o tema mais defendido por Toffler desde o início de sua carreira, atribuindo este fenómeno a um grande stress da população que gera um problema social.

O sucesso de suas ideias é que Toffler teve a capacidade de prever que todas as pessoas seriam dominadas pela tecnologia e teriam um computador em casa.

Da mesma forma que continua com suas previsões futuristas, Alvin Toffler acredita que em um futuro próximo seremos vigiados por câmeras constantemente, sendo totalmente dominados pela tecnologia.

Em algumas entrevistas dadas a Revista Veja, Toffler ainda afirma que a agricultura do futuro irá focar na tecnologia para melhoria da qualidade dos alimentos, podendo produzir cada vez mais produtos bons a baixo custo, sendo possível até diminuir a miséria do mundo através de uma alimentação mais saudável e barata. Porém ele afirma que nada disso será possível sem educação.

De modo geral, suas ideias analisam as tecnologias atuais para prever as que ainda virão e, ironicamente, ele acertou quase todas as previsões futuristas apresentadas em seus livros, artigos e palestras.

Obras de Alvin Toffler

Suas obras foram escritas junto com sua esposa, Heidi Toffler, e apresentam sempre visões futuristas. São elas:

"Future Shock" (Choque do futuro) – 1970

O início desta obra foi após um artigo chamado "O futuro como modo de vida" (revista horizon). O seu sucesso impulsionou a criação do livro "Future Shock", que já ultrapassou a marca de seis milhões de exemplares vendidos em diversos idiomas.

O termo que deu nome ao livro (future shock) expressa que há muitas mudanças em um espaço de tempo muito curto. Ele confronta a grande quantidade de informações chamada de "sobrecarga informativa"

A obra ganhou um documentário no ano de 1972, com narração de Orson Welles. Além disso, outras obras deram continuidade ao tema como "A Terceira Onda" (The Third Wave) e "Powershift".

"The Third Wave" (A Terceira Onda) – 1980

Sendo talvez a obra mais importante e conhecida de Alvin Toffler com sua esposa, o livro "A Terceira Onda" fala que a primeira onda foi a revolução agrícola, a segunda a industrial e a terceira onda trata-se da Era da Informação.

Em palestra dada a executivos, Toffler faz comentários sobre a obra: "Tão impactante quanto a Revolução Industrial no século 18 foi a revolução que Heidi e eu chamamos de 'A Terceira Onda' e que dá nome ao nosso livro. Ela nada mais é do que o resultado numa mudança nos meios de produção. Primeiro tivemos uma revolução agrícola, depois a industrial, e, na seqüência, a revolução do conhecimento. O principal meio de produção já não são os músculos, mas sim o cérebro. E isso sepulta o industrialismo e nos leva a um mundo com novas convicções, atitudes, éticas e empregos. A terceira onda fomentou uma nova civilização — a atual — que será responsável por revolucionar os meios de produção de riqueza."

"Revolutionary Wealth" (Riqueza Revolucionária) – 2006

Sua última obra, "Riqueza Revolucionária" é uma expansão do livro "A Terceira Onda" que fala sobre as instituições públicas e privadas que ainda restam da era da produção em massa.

Além disso, Alvin Toffler publicou mais livros:

  • The Eco-Spasm Report (O relatório de eco-espasmo) – 1975
  • Previews & Premises – 1983
  • Powershift: As mudanças do poder – 1990
  • War and Anti-War (Guerra e Anti-Guerra) - 1995

Frases de Alvin Toffler

Dentre as frases futuristas de Alvin Toffler estão:

  • "O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros."
  • "A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada."
  • "Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas."
  • "Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém."
  • "O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender."
Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina é formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Trabalha como Editora Web. Sua maior paixão é poder aproveitar as novas tecnologias para aprender e compartilhar o seu conhecimento.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location