segunda, 31 outubro 2011 10:25

Igor Ansoff - Pai da Gestão Estratégica

Escrito por 

O professor e consultor Igor Ansoff, mais conhecido como o Pai da Gestão Estratégica, nasceu em 1918, em Vladivostok, na Rússia. Com apenas 16 anos foi para os Estados Unidos com seus pais, um diplomata norte-americano e uma russa. Nos EUA estudou na Stuyvensant High School, em Nova York, e depois formou-se em Engenharia Mecânica e Física no Stevens Institute of Technology. Participou da Segunda Guerra Mundial durante dois anos e voltou para fazer um doutoramento em Matemática, na Brown University, num programa do Governo para ex-combatentes.

Em 1948 trabalhou na Rand Corporation (grupo da Força Aérea) e na Lockheed, sendo o diretor-geral da última. Foi na Hand que aprendeu que "A decisão racional é o vértice de uma pirâmide que des¬creve os processos graças aos quais as organizações se movem e se modificam".

Depois disso optou pela carreira académica no Carnegie Institute of Technology como docente e publicou seu primeiro Best-seller, em 1965, chamado "Corporate Strategy". Após seis meses Ansoff foi convidado a ser decano fundado da Escola de Pós-Graduação em administração na Carnegie-Mellon. Foi ainda reitor da Vanderbilt University e por fim criou uma escola direccionada à criação de estratégias para negócios.

Igor Ansoff criou o Modelo de Ansoff de planeamento estratégico onde analisa a diferença entre o previsto e o analisado e o aproveitamento das competências.

Ideias de Igor Ansoff

Com sua experiência na Carnegie-Mellon, Igor Ansoff realizou diversos estudos em conjunto com outros estudiosos. Ele viu que à medida que as empresas conseguiam formular boas estratégias, elas não conseguiam colocá-las em prática e denominou este fenómeno de "paralisia por análise". Foi através de estudos que descobriram que depois de superada a fase de "paralisia por análise, os lucros da empresa aumentavam (livro Acquisition Behavior of US Manufacturing Firms).

Igor Ansoff foi responsável pela criação da Matriz de Ansoff ou Matriz Produto/Mercado que é utilizada para a análise de oportunidades de crescimento de uma organização.

Ansoff diz que as empresas na década de 50 começaram a preocupar-se com o ambiente e enquanto grandes gestores como Mayo, Fayol e Taylor estudavam a parte interna das organizações, o ambiente externo começava a ganhar bastante influência sobre as empresas, após a Segunda Guerra Mundial. A partir de então havia a preocupação se a empresa poderia atender ou não à procura de mercado.

Desta preocupação surgiu o planeamento estratégico, posteriormente melhor trabalhado por Ansoff, que dizia que a elaboração de estratégias não garante sua eficácia, pois ela poderia ou não ser implantada e controlada.

Assim, o surgimento da Matriz de Ansoff visava representar quatro estratégias diferentes de um negócio: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. Ela é dividida em duas dimensões: produto e mercado (daí a variação do seu nome) e as suas estratégias funcionam da seguinte forma:

  • Penetração de mercado: a empresa deve focar-se em clientes regulares ao invés dos ocasionais e em usuários intensivos dos produtos.
  • Desenvolvimento de mercado: a empresa deve lançar novas marcas e produtos para conquistar outros clientes (dos concorrentes).
  • Desenvolvimento de produtos: a empresa deve ter como principal foco a venda de produtos para clientes regulares e sempre procurar melhorias no relacionamento com esses clientes.
  • Diversificação: a empresa investe em comunicação e explica a entrada de novos produtos para ganhar credibilidade. É a mais arriscada de todas as estratégias da matriz.

Obras de Igor Ansoff

Igor Ansoff possui diversas obras conhecidas. O livro "Implantando Administração Estratégica" foi escrito junto com Edward J. McDonnell e fala sobre a gestão prática de todo o processo de mudanças de uma organização através da administração estratégica. Este tipo de administração é visto como parte essencial de uma empresa, sendo cada dia mais necessário para a sobrevivência das grandes organizações.

Através de estudos sobre a "paralisia por análise", Ansoff lançou o livro "Acquisition Behavior of US Manufacturing Firms" que dizia que as aquisições planeadas sempre possuíam um maior lucro do que as acções não planeadas. Foi assim que ele estudou durante quinze anos como acabar com esta paralisia.

Em 1972, ele lança o livro "Concept of Strategic Management" (Conceito de Gestão Estratégica) que fala sobre a grande importância do planeamento estratégico. Seu terceiro livro, chamado de From Strategic Planning to Strategic Management (De planeamento estratégico para gestão estratégica) resultou da Primeira Conferência Nacional sobre Administração Estratégica, na Universidade de Vandelbilt, com patrocínio da General Eletric e IBM.

O autor escreveu ainda vários livros sobre gestão estratégica.

Frases de Igor Ansoff

Possuindo várias frases conhecidas devido ao grande número de obras, algumas que podem ser citadas são:

  • "Não há nenhum problema em formular uma estratégia, o problema é fazê-la funcionar."
  • "A Administração estratégica é a parte da Administração que desenvolve o potencial de lucros futuros de uma empresa ao assegurar que esta actue em mercados que tenham condições de satisfazer seus objectivos, ofereça produtos/serviços desejados por esses mercados e ofereça seus produtos/serviços de forma a assegurar uma vantagem competitiva."
Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina é formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Trabalha como Editora Web. Sua maior paixão é poder aproveitar as novas tecnologias para aprender e compartilhar o seu conhecimento.

  1. Comentários (3)

  2. Faça o seu comentário
This comment was minimized by the moderator on the site

Eu gostaria de saber quando foi publicado esta matéria, pois quero referenciá-la em meu trabalho de conclusão, achei muito interessante.

Emille
This comment was minimized by the moderator on the site

Boa tarde Emille,

Este artigo foi publicado em 31 de Outubro de 2011.

Bom trabalho!

Nuno Nogueira
This comment was minimized by the moderator on the site

Olá, gostaria que falasse um pouco sobre as vantage s e também as desvantagens da Matriz de Ansoff! Grata!

FERNANDA LIMA
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location