logotipo
segunda, 02 maio 2011

O que é o cash flow?

Escrito por 

Cash flow significa fluxo de caixa. É o dinheiro que entra e sai da sua empresa. É diferente do lucro contabilístico que considera proveitos e rendimentos no momento em que ocorrem independentemente do momento em que são recebidos ou pagos.

Portanto, é possível ter lucro num determinado período e simultaneamente um fluxo de caixa negativo. Isto pode ocorrer, por exemplo, porque a empresa vendeu muito mas não recebeu atempadamente o pagamento dos seus clientes.

O cash flow é uma medida mais simples e objectiva do que o lucro contabilístico. Fornece uma visão 'dura' da realidade financeira da empresa, demonstra até que ponto ela é capaz de gerar disponibilidades financeiras e manter-se em bom funcionamento. Uma empresa rentável pode parar (e falir) por falta de tesouraria.

A análise do cash flow, no entanto, não substitui a análise da rentabilidade económica da empresa, apenas a complementa. Em condições normais uma empresa lucrativa tenderá a ser uma empresa com cash flow positivo.

Nuno Nogueira

Nuno Nogueira é gestor e administrador do Portal-Gestao.COM. Possui 20 anos de experiência na área financeira, no empreendedorismo e desenvolvimento de aplicações. É apaixonado pela sua família, pelo surf e pela fotografia.

  • godinho

    suponha que um patronal tem o seu Disponibiidade de $ 5000 para investor onde o custo de Investimetno é $ 3000 e o Custo de Exploração $ 1500 num tempo determinado do projecto. o resto de $ 1500 sera o Cash-flow?
    agurado a resposta sff.
    cumps.

Deixe os seus comentários

Comentar como convidado

0
Restrição de Extensão Extensões permitidas: bmp, csv, doc, gif, ico, jpg, jpeg, odg, odp, ods, odt, pdf, png, ppt, rar, txt, xcf, xls, zip 0 / 3
Os seus comentários estão sujeitos a aprovação