sexta, 07 janeiro 2011

Qual é o papel das empresas na sociedade?

As empresas são organizações que desempenham actividades comerciais, produtivas, agrícolas ou de prestação de serviços tendo como principal finalidade a obtenção do lucro.

A lei permite que as empresas actuem com os seus próprios meios e com a sua própria responsabilidade, estando o seu património claramente destacado do dos seus proprietários. Existem várias formas legais de constituir empresas que se adaptam à actividade, objectivos e dimensão de cada uma. As empresas são pessoas e seguem um ciclo de vida que começa no nascimento (momento da sua constituição) e acaba na sua dissolução.

O papel das empresas na sociedade é amplo. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucro, criam riqueza. Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, como também pelos colaboradores, fornecedores, Estado e a sociedade em geral.

Para além do papel financeiro, as empresas também têm um papel cívico. Ajudam a resolver problemas que afectam a generalidade das pessoas. Por exemplo, as empresas patrocinam iniciativas de cariz cultural, científico e social.

Em última análise, as empresas têm um papel muito importante na boa gestão dos recursos. Enquanto organizações profissionais, garantem uma maior eficiência na gestão de recursos naturais, humanos e financeiros.

  1. Comentários (2)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (2)

This comment was minimized by the moderator on the site

gostei do portal gestão.. esta me facilitando demasiado nas minhas pesquisas.. Valeu..!

This comment was minimized by the moderator on the site

Que bom ❤








Eu quero me registar mas não consigo...

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location