quinta, 06 janeiro 2011

Qual é a diferença entre liderança e gestão?

Escrito por 

Existem muitas diferenças entre gerir e liderar. A principal diferença reside na capacidade de motivar outras pessoas a seguir uma determinada direcção. Dizemos que um líder tem a capacidade para criar um clima de confiança nos seus seguidores, enquanto um gestor se limita a pedir e exigir em função de uma hierarquia pré-estabelecida.

Portanto, não é de estranhar que uma equipa conduzida por um verdadeiro líder tenha a capacidade de atingir resultados melhores do que aquela que é apenas gerida por um chefe. É por isso que a liderança tem mais valor do que a simples gestão e é por isso que as organizações procuram desenvolver competências de liderança nos seus colaboradores.

No desporto de alta competição é bem visível a diferença de um líder. Os atletas conduzidos por um treinador que é também um líder atingem uma performance muito superior, nutrem por ele e pelos seus colegas um espírito de grande camaradagem e lealdade, dão o seu melhor e não desistem facilmente perante os obstáculos.

Nuno Nogueira

Nuno Nogueira é gestor e administrador do Portal Gestão. Tem 20 anos de experiência na área financeira, no empreendedorismo e desenvolvimento de aplicações. É autor do livro "Power BI para gestão e finanças" da FCA Editora e formador do curso Power BI aplicado a gestão e finanças.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location