Dentro de uma grande empresa, é muito comum termos a figura de um ou mais líderes, designados a resolver desde pequenos conflitos internos a até mesmo elevar os resultados da sua equipe. Exercer um cargo de liderança não é tarefa fácil, principalmente porque, para obter sucesso como líder, é necessária a dedicação de todos os seus colaboradores.

Quando as pessoas falam sobre liderança, elas não utilizam a palavra "humildade" muitas vezes. Mais provável é que descrevam o líder como forte, focado e ambicioso. Provavelmente elas diriam que o líder é confiante ou assertivo. "Humilde" pode nunca surgir e, se isso acontecer, pode não ser utilizado como um elogio.

Na primeira primeira função de liderança, eu não delegava muito. Não precisava; tinha imensa energia e a carga de trabalho não era muito pesada. Mas com o passar do tempo, e com a minha mudança para funções com mais exigências de liderança, fui confrontado com o facto de que eu tinha limites. Percebi que precisava de focar os meus esforços nas tarefas que apenas eu conseguia fazer, tais como ser o comunicador principal. Precisava de aprender a delegar tudo o resto.

Oliver Wendell Holmes, do Supremo Tribunal de Justiça, disse uma vez que existiam 3 tipos de pessoas: as pessoas que fazem as coisas acontecer, as pessoas que vêem o que está a acontecer e as pessoas que não fazem a mais pequena ideia do que está a acontecer. Actualmente, como nunca antes, a nossa sociedade está a viver uma necessidade premente de uma grande liderança.

Imagine que está a fazer um percurso pedestre ao ar livre, durante uma noite escura como breu. Está a poucas centenas de metros do seu acampamento, e tem apenas uma pequena lanterna para iluminar o caminho que tem à sua frente. Desde que você saiba em que direcção deve ir, seria pouco inteligente sentar-se e esperar que chegasse a manhã – permitindo-lhe ver todo o caminho até ao seu acampamento – antes de continuar o seu caminho. Desde que você esteja a mover-se na direcção certa, não importa que apenas consiga ver alguns metros à sua frente. Para chegar onde você quer, você apenas tem de dar um passo de cada vez.