Com as competências de liderança em alta concorrência na escolha dos melhores gestores de topo, as empresas identificam (e medem) o potencial como principal fator distintivo, acima de qualidades como a inteligência e a experiência entre outras competências tradicionais, revela um estudo de Claudio Fernández-Aráon da Egon Zehnder. Veja como identificar esse potencial num candidato a líder.

Usado há mais de 60 anos, o brainstorming é a forma mais popular de geração de ideias nas empresas em todo o mundo. No entanto, descobertas recentes de Tony McCaffrey  sugerem que pode não funcionar tão bem como pensávamos. A solução? O brainswarming. Em vez de expressar verbalmente as suas ideias, escreva-as num gráfico estruturado e veja a eficiência da sua equipa de trabalho aumentar exponencialmente.

O que é melhor, trabalhar para um mau chefe numa boa empresa ou para um bom chefe numa empresa fraca?

Ouvimos esta pergunta diversas vezes enquanto viajávamos pelo mundo, e ficamos surpreendidos com a forma como as audiências se dividem em relação à resposta. Surpreendidos, porque, para nós, esta é uma pergunta de resposta óbvia. Se tiver de escolher entre estas duas opções, escolha a boa empresa!

Uma nova abordagem à liderança promete bater a alienação dos colaboradores que levam ao desinteresse, improdutividade e comportamentos negativos no local de trabalho. Designa-se por "Liderança Oceano Azul" e mostra claramente que que atividades devem os líderes eliminar, reduzir, aumentar e criar para a implementar.

Dentro de uma grande empresa, é muito comum termos a figura de um ou mais líderes, designados a resolver desde pequenos conflitos internos a até mesmo elevar os resultados da sua equipe. Exercer um cargo de liderança não é tarefa fácil, principalmente porque, para obter sucesso como líder, é necessária a dedicação de todos os seus colaboradores.