Um truque que eu aprendi e que ajuda realmente a nossa empresa é criar e usar uma lista de e-mail para enviar a nossa newsletter. Isto ajuda-nos a saber quem está interessado em ouvir notícias nossas. Nós não abusamos dessa lista, mas ela é uma ferramenta importante.

Apercebi-me, um dia destes, que a maioria das pessoas é educada para pensar em termos de afiliação profissional. “Vou ser contabilista”.” Vou trabalhar numa grande empresa”.

De alguma forma, eu sempre pensei na minha carreira como uma série de projetos, não de empregos. Projetos… coisas para serem inventadas, financiadas e enviadas. Por vezes essas coisas ganham vida própria e perduram, outras vezes, essas coisas apagam-se e desaparecem. Mas os projetos, um atrás do outro, marcam a minha carreira. Felizmente para mim, o mundo cooperou e a nossa cultura mudou de uma cultura baseada em contratos sem termo (“empregos”) para uma cultura baseada em projetos.

Estee Lauder não conseguia que a sua empresa fosse aceite como cliente de nenhuma agência publicitária por que o seu orçamento era demasiado baixo. De rejeição em rejeição, ela decidiu investir os $50.000 que tinha destinados ao marketing e tentar algo de novo. Não se deixando abater pela interminável cadeia de “não”, ela enviou amostras diretamente aos consumidores por correio e lançou uma campanha, até à altura inédita, de “brindes grátis na compra”. Ao longo dos anos, foi este tipo de pensamento ousado que transformou o negócio dela numa empresa de cosméticos global que lhe permitui ganhar milhões e milhões.

Eu ouço falar de todas as “alegrias do empreendedorismo” mas uma coisa que eu nunca considerei – e que acho que as pessoas não costumam falar muito – é a quantidade enorme de trabalho que um pequeno negócio implica. Não me interprete mal, eu gosto de ser o meu próprio patrão, mas por vezes sinto falta de ser um empregado e levar as coisas com calma ou de meter baixa.

Tenho uma loja e, escusado será dizer, estou num meio muito competitivo. A minha concorrência são negócios em formato franchising e parece ser melhor do que eu, mas sinceramente, não sei porquê. Gostaria apenas de pensar em algo de novo para os vencer e chegar ao próximo nível. Ideias?